Maria Luisa Mendonça é jornalista, diretora da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos e membro do comitê organizador do Fórum Social Mundial. Participa da coordenação do Grito dos Excluídos Continental e da Campanha Continental Contra a Militarização. É co-autora dos livros "Direitos Humanos no Brasil 2001" e "Direitos Humanos no Brasil 2002", publicados pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos. Maria Luisa contribui regularmente com o programa Our Americas, transmitido pela Pacifica Radio e produzido em parceria com NACLA, e escreve freqüentemente para a revista Caros Amigos e para o jornal Brasil de Fato.
Rede Social de Justiça e Direitos Humanos:
A Rede Social de Justiça e Direitos Humanos tem como objetivo responder a uma demanda de articulação de denúncias de violações de direitos humanos ocorridas no Brasil. O trabalho inclui a utilização de mecanismos jurídicos de defesa dos direitos humanos em nível nacional e internacional, a produção de petições, relatórios, o trabalho de formação e a articulação de redes de organizações sociais em defesa dos direitos humanos.
A Rede Social participa de articulações como o Fórum Social Mundial (Comitê Organizador), Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (Coordenação Nacional), Grito dos Excluídos Continental (Coordenação), Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, Fórum Nacional de Direitos Humanos, Rede de Ação e Pesquisa Sobre a Terra (Land Research and Action Network, LRAN) e Campanha Continental Contra a Militarização.